segunda-feira, 24 de setembro de 2007

CASPA

MUITAS PSSOAS PENSAM QUE TEM O COURO CABELUDO RESSECADO QUANDO SÃO VÍTIMAS DE CASPA.
NA VERDADE A CASPA ESTÁ ASSOCIADA Á PELE OLEOSA.
PROBLEMA MAIS COMUM DO COURO CABELUDO, A CASPA É CAUSADA PELO SURGIMENTO DE CÉLULAS MORTAS. NORMALMENTE A PELE SE ESCAMA E CAI, SEM QUE VOCÊ NOTE, E NOVAS CÉLULAS DE DESENVOLVEM PARA REPOR AS OUTRAS QUE CAÍRAM.

QUANDO VOCÊ SOFRE DE CSPA, PORÉM, AUMENTA A VELOCIDADE COM QUE SEU COURO PRODUZ ESSAS CÉLULAS. EM VEZ DE SE DESPRENDEREM NORMALMENTE, ELAS SE ACUMULAM, FORMANDO FLOCOS VISÍVEIS.

O QUE CAUSA ISSO É INCERTO.
MAS MUITOS ACREDITAM QUE O CULPADO É UM MINÚSCULO MICRÓBIO CHAMADO PITOSPORUM OVALE. UMA TEORIA ALTERNATIVA SUGERE QUE AS CAUSAS SÃO INTERNAS, RESULTANTES DE MUDANÇAS METABÓLICAS NO ORGANISMO. EMBORA NÃO SE SAIBA A CAUSA EXATA DA CASPA, TODOS CONCORDAM COM O PAPEL REPRESENTADO PELA ALIMENTAÇÃO E PELO ESTRESSE.

DIGAMOS QUE VOCÊ FEZ O DIAGNOSTICO E ESCOBRIU QUE ESTÁ COM CASPA.
COMO TRATAR?

* PRIMEIRO COMECE A LAVAR A CABEÇA TODOS OS DIAS OU DIA SIM, DIA NÃO. (ISSO VAI AJUDAR A REMOVER AS ESCAMAS ACUMULADAS.
* SHAMPOOS ANTICASPAS SÃO O MEIO MAIS SIMPLES DE CONTROLAR O PROBLEMA( JÁ QUE A CASPA NÃO TEM CURA, APENAS TEM CONTROLE - E NÃO É CONTAGIOSA)
MAS NEM SEMPRE ELES SÃO ADEQUADOS ÁS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO SEU CABELO, ESPECIALMENTE SE ELE É TINGIDO OU PROCESSADO POR QUIMICA. SE ESTE FOR O SEU CASO, ALTERNE O SHAMPOO ANTICASPA COM O SEU SHAMPOO DE USO ESPECÍFICO (EX. SHAMPOO P/ CABELOS TINGIDOS, SHAMPOO P/ CABELOS RESSECADOS E/OU QUIMICAMENTE TRATADOS ETC...)

SE A CASPA PERSISTIR PROCURE UM ESPECIALISTA. E SAIBA QUE MESMO COM O MELHOR TRATAMENTO, ELA COSTUMA REAPARECER.

É VERDADE QUE A CASPA AUMENTA NO INVERNO? SIM

É PORQUE NO FRIO, O COURO CABELUDO PRODUZ MENOS SEBO, PROVOCANDO O RESSECAMENTO DAS ESCAMAS, QUE APARECEM EM MAIOR NÚMERO.

E QUANTO Á DESCAMAÇÃO EM BEBÊS?
É UMA DERMATITE SEBORRÉICA QUE AFETA CRIANÇAS E GERALMENTE DESAPARECE DURANTE O PRIMEIRO ANO DE VIDA. TRATAMENTO DESTA CONDIÇÃO NÃO É RECOMENDADA, MAS NA DÚVIDA PROCURE O MÉDICO.

Nenhum comentário: